Torpedo Grátis - Enviar Torpedo Web Grátis para Celular Claro, Nextel e Mundo Oi.

torpedosmsgratis.com.br

Selecione a Operadora

Outras Opções

Celulares

Operadoras



Reciclagem de Celular e Bateria

Quantos celulares você já teve até hoje? E quantos mais você ainda vai ter? Tem muita gente que troca de celular como se trocasse de roupa, mas mesmo assim quem decide ficar com um celular até seu último suspiro sabe que ele não pode durar para sempre. A vida útil de um telefone celular não é longa, até mesmo por causa da tecnologia que nos obriga a trocar de equipamentos quase na velocidade da luz.

O que acontece quando você troca de celular? O antigo aparelho fica jogado em um canto, sem nenhuma utilidade. Ou vai para o lixo comum mesmo e acaba em um depósito de lixo. Pois saiba que os danos ao meio ambiente podem ser devastadores. Quando for jogar seu celular no lixo da próxima vez, pense em reciclagem. Às vezes o usuário troca apenas a bateria do celular. As baterias dos telefones celulares tem vida útil pré-determinada. Após um determinado número de recargas, o desempenho começa a cair, mesmo sendo recarregadas constantemente não aguentam nem uma horinha mais. Está na hora de comprar uma nova e automaticametne a velha vai para o lixo. Mais uma vez, pense em reciclagem.

Equipamentos eletrônicos são ricos em vários tipos de metal pesado, como chumbo (usado para soldar chips), cromo e mercúrio, usados em componentes de metal ou visores LCD. Baterias em especial possuem forte presença de metais pesados que, se descartados na natureza, podem poluir o solo e a água. Além disso, o próprio plástico que compõe a maior parte do telefone é um material de difícil decomposição.

Bateria de Celular - Perigo para o Meio-Ambiente

Uma bateria de celular é composta por várias substâncias químicas responsáveis pelo armazenamento da carga elétrica. Elas podem conter materiais como cádmio, altamente nocivo ao meio-ambiente e tóxico para humanos. Apesar de serem prejudiciais para a natureza e para a saúde, se reciclados, estes materiais têm valor comercial, pois podem ser reaproveitados em outras áreas. O mesmo vale para outros materiais que compõe o celular, como o ouro dos contatos ou o plástico das carcaças.

Reciclagem de Celular

Veja o que cada componente de seu celular pode virar

FABRICANTES DE CELULAR RECICLAM

Poucos sabem que existe uma forma de reciclar celular e bateria de celular. Para cada 1 kg de celular é possível reciclar 650 g de metal e 250 kg de plástico. Segundo a NOKIA (dependendo do modelo de celular), entre 65% a 80% de um celular pode ser reciclado. Se você tem um celular ou bateria Nokia quebrados e sem utilização basta entregar em qualquer assistência técnica autorizada da Nokia para que o equipamento seja reciclado.

A Nokia também mantém um programa de reciclagem de baterias há sete anos. Todos os aparelhos trazem explicações sobre o descarte correto da bateria e orientação sobre o sistema de coleta, com vários pontos de coletagem. A empresa encaminha os aparelhos para centros de reciclagem fora do país, onde substâncias como aço, cádmio e níquel são reaproveitadas. A empresa já reaproveitou 32 toneladas de baterias e 25 toneladas de aparelhos na América Latina (dados de 2008).

A MOTOROLA também tem um programa de reciclagem de baterias de celular. As baterias usadas ou danificadas podem ser entregues em qualquer autorizada Motorola. Estas baterias são levadas para uma cidade no Interior de São Paulo onde são acumuladas e depois transportadas para serem recicladas na Europa. Reciclando baterias desde 1999 a Motorola estima que já evitou que mais de 200 toneladas fossem jogadas no meio ambiente. Elas são embaladas e armazenadas em conteiners no campo da empresa em Jaguariúna, interior de SP, de onde são enviadas para reciclagem na Bélgica. O sucesso do programa originou o programa Ecomoto, implantado em agosto de 2007 e que recicla também aparelhos usados e acessórios. O usuário só precisa depositar sua bateria, aparelho ou acessório nas urnas de coleta espalhadas pelos postos de Serviço Autorizado Motorola.

Já a Samsung orienta os consumidores a encaminhar baterias e aparelhos que iriam para o lixo para os postos de assistência técnica autorizada. Segundo a empresa, as baterias usadas em seus celulares são baseadas na tecnologia de Lítio-íon, e compostas por materias não-nocivos ao meio-ambiente.

Samsung Blue Earth

A Samsung lançou até um celular ecológico, o Blue Earth

A Sony-Ericsson também recomenda que que os clientes entreguem baterias e aparelhos em assistências técnicas ou postos de coleta, de onde elas são encaminhadas para processamento. Vidro, plástico, metal e eletrólitos (componentes da bateria) são separados, triturados e reprocessados de acordo. Algumas substâncias, como o cádmio, são usadas na produção de pigmento (vermelho, amarelo ou laranja) para a indústria de tintas.

RECICLAGEM DE CELULARES E BATERIAS - OPERADORAS

Não são só as empresas que fabricam celular que ajudam o meio-ambiente através da reciclagem de sues produtos, como vimos acima. As operadoras de celular têm feito seu papel, criando várias campanhas de conscientização, instituições, fundações e projetos voltados para a reciclagem de celulares e baterias de celular.

Entre as operadoras de celular, a Vivo foi a primeira a implementar um programa de coleta e reciclagem que começou funcionando nas próprias lojas da empresa, onde o usuário pode deixar aparelhos e acessórios de qualquer marca ou operadora. Para esse e outros projetos de cunho social, a VIVO criou o Fundação Telefônica Vivo.

A Claro também investe em reciclagem e conta com o site Instituição Claro para ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem. A Claro monitora todo o fluxo de reciclagem do lixo eletrônico e mantém urnas coletoras para os materiais obsoletos nas suas mais de 160 lojas próprias e em seus mais de 3.000 agentes autorizados. Para o consumidor, tudo é feito de forma prática. O cliente de qualquer operadora pode depositar o material obsoleto de qualquer fabricante na urna coletora. Não é necessário preencher formulários ou entrar em contato com os funcionários.

A TIM também aceita celulares e baterias de qualquer outra operadora para reciclagem. A TIM disponibiliza urnas especiais para o recolhimento de baterias, aparelhos e acessórios usados nas Lojas Próprias, Lojas TIM e prédios administrativos em todo o Brasil. Criou em parceria com o Banco Real o projeto Papa-Pilhas, que consiste na coleta de pilhas e baterias portáteis usadas e em seu envio para a reciclagem. Nas urnas do papa-pilhas você pode depoistar qualquer tipo de pilhas e baterias e também aparelhos celulares em desuso e respectivos acessórios, garantindo o destino correto destes materiais. O programa coleta peças de até 500 gramas ou em dimensões em até 5 cm x 8 cm. Os materiais de tamanho superior ou a base de chumbo ácido devem ler levados ao local da compra ou encaminhados diretamente ao fabricante.

A TIM foi além e introduziu no mercado uma linha de celulares com características de menor impacto ambiental. primeiro a ser lançado foi o Motorola W233, produzido com material reciclado de garrafas plásticas, seguido pelo Samsung Solar, aparelho exclusivo da TIM que conta com bateria solar, e pelo Motocubo A45 Eco, também produzido com material reciclado de garrafas plásticas. Em 2010, mais um aparelho veio para engrossar a linha ECO da TIM, o Samsung Blue Earth (veja foto acima), produzido com plástico reciclado de garrafas PET e bateria solar.

Motorola W233

O Motorola W233 foi produzido com material reciclado de garrafas pet

A Oi tem uma campanha de coleta de aparelhos e baterias nas suas lojas. Ao entregar o aparelho nas lojas Oi, o cliente preenche o Termo de Entrega de Aparelho, encontrado nas próprias loja. Para saber mais acesse o site da Oi e vá em Sustentabilidade/Responsabilidade Ambiental.

A Nextel desenvolveu o Programa Nosso Ambiente. Criado em 2005, ele tem por objetivo disseminar a consciência de responsabilidade cidadã entre os colaboradores e as pessoas das comunidades atendidas,estimulando as boas práticas ambientais e sociais. Desenvolvido com apoio do Instituto GEA - Ética e Meio Ambiente, o programa tem enfatizado a coleta seletiva nas filiais e lojas, com a instalação de lixeiras apropriadas e treinamento de monitores, colaboradores e terceiros. As iniciativas se alicerçam nos conceitos da Agenda 21, sintetizados nos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Em 2008, o Nosso Ambiente foi implantado em mais 42 lojas e filiais, totalizando 68 unidades integradas ao programa em todo o Brasil. Ano a ano, o programa vem registrando aumento dos volumes destinados à reciclagem. Desde seu início, já enviou para reciclagem 26.713,47 kg de plásticos e 195.745,36 kg de papéis.

Esses volumes se traduzem em:

• Economia de espaço em aterros sanitários – 378,18 m3 economizados
• Economia de água – 3.719.161 litros de água economizados
• Redução de corte de árvores – evitado o corte de 3.327 árvores

Agora faça a sua parte como consumidor consciente. Na hora de jogar seu celular ou bateria fora, procure sempre postos de reciclagem para ajudar a preservar o meio-ambiente e o futuro de nosso planeta.

www.torpedosmsgratis.com.br
O torpedosmsgratis.com.br não possui qualquer vínculo com nenhuma das operadoras de celular citadas no site, utilizamos gateways de terceiros para disponibilizar o serviço de envios de mensagens pela internet. Não armazenamos qualquer dado e não utilizamos nenhuma informação para fins comerciais.