Torpedo Grátis - Enviar Torpedo Web Grátis para Celular Claro, Nextel e Mundo Oi.

torpedosmsgratis.com.br

Selecione a Operadora

Outras Opções

Celulares

Operadoras



Jogos para Celular

Todos sabem que atualmente os celulares fazem de tudo e estão se tornando quase computadores de bolso, verdadeiras centrais de entretenimento. Os celulares, que começaram como telefones móveis, rapidamente deixaram de apenas fazer ligações e passar torpedos sms e passaram a ser fiéis companheiros do dia a dia de milhões de usuários. Servem de agenda, enram na internet, recebem emails, tiram fotos, fazem vídeos e ainda servem como plataforma de jogos. Já é praxe comprarmos um celular e ele vir com alguns joguinhos embutidos na memória. Se você gosta de jogar no celular, gosta de jogos em geral ou é apenas um entusiasta da tecnologia, continue lendo esse artigo completíssimo sobre jogos para celular.

O Mercado de Jogos Para Celular

O celular já é disparado o aparelho doméstico mais vendido no Brasil. Ele virou item quase obrigatório pra todo mundo, independentemente da idade. Já são mais de 152 milhões celulares em uso, sendo a grande maioria, 82%, pré-pagos e 18% de conta. Os celulares de hoje fazem de tudo, inclusive ligações telefônicas. Dentre centenas de modelos podemos perceber uma constante evolução que parece não ter fim. Resoluções melhores, sons mais nítidos, teclados mais confortáveis e práticos. Tudo isso conspira a favor dos jogos para celular.

Os jogos para celular começaram tímidos, exibindo pouca complexidade e lembrando antigos jogos de 8-bits, como o famoso "jogo da cobrinha". Com a rápida evolução dos aparelhos, muitos dos jogos atuais beiram a qualidade da geração 16-Bits e as desenvolvedoras conceituadas já lançam jogos 3D, numa rápida evolução de qualidade. São jogos que garantem uma experiência bem mais rica e recompensadora para quem gosta de jogar no celular.

Uma pesquisa divulgada em 2008 aponta que o mercado mundial de jogos para celular registrou lucro de US$ 4.5 bilhões no mesmo ano. Esse número representa um crescimento de 16,1% em relação a 2007, quando faturou US$ 3.9 bilhões. Segundo os analistas, fatores como o crescente aumento de consumidores, modelos de negócios e novos jogos confirmam um mercado em potencial. A expectativa é de que o segmento chegue à marca de US$ 6.3 bilhões em 2011. O Japão lidera com uma boa margem esse mercado, mas é fácil explicar: os nipônicos contam com celulares de última geração acessíveis ao bolso da maioria da população, têm uma conexão móvel de dar inveja e barata e além disso tudo adoram jogos eletrônicos. Basta juntar todos estes ingredientes para termos o maior mercado de jogos para celular do mundo. Logo em seguida estão os EUA e a Europa.

O mercado de jogos para celular no Brasil ainda engatinha, mas algumas empresas têm voltado sua atenção ao promissor filão. No C.E.S.A.R (Centro de Estudos Avançados do Recife), empresas desenvolvem games para grandes fabricantes de celular, tais como Samsung, LG, Motorola e Nokia. Em uma recente entrevista, o executivo-chefe do C.E.S.A.R, Sérgio Cavalcante falou sobre o centro: "O centro tem realizado pesquisas em tecnologias como 3D, reconhecimento de face, funcionalidades para portadores de necessidades especiais, acelerômetro, touchscreen e Bluetooth para utilização em jogos". Nos últimos sete anos, o centro fez jogos para plataformas J2ME, Brew e Flash Lite. São jogos para celular multijogadores, puzzle, simuladores, de esporte, aventura, corrida e ação. A boa experiência na área levou à criação da empresa Meantime (www.meantime.com.br), que mantém parceria com operadoras de celular do Brasil e já desenvolveu jogos utilizando sucessos brasileiros, como o programa Big Brother, Ronaldinho Gaúcho e Ayrton Senna. A Meantime tem produtos distribuídos nos EUA, na Europa, na Ásia e na América Latina. Cavalcante ainda conclui: "O mercado de jogos para celular no Brasil é diferente de tudo e tem a cara do mercado de games do futuro. Quem melhor se posicionar aqui hoje, melhor saberá vender games em qualquer lugar do mundo no futuro. Essa batalha não será travada no front da tecnologia e sim no front do modelo de negócios".

O grande atrativo para a produção de jogos para celular é o baixo custo envolvido e a facilidade de distribuição. Basta disponibilizar os produtos através das operadoras para que os clientes comecem a fazer download de jogos para celular. As únicas barreiras ainda são a diferença entre os aparelhos celulares e os sistemas operacionais deles, além dos preços dos downloads. Ainda se cobra taxa para processar a operação pela internet, o que adicionado ao valor do jogo aumenta consideravelmente o preço final. Precisa haver uma unificação de valores para serviços e jogos, pensando sempre em termos de preços acessíveis para os usuários.

Segundo dados da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos), até o fim de 2008 existiam 12 produtoras de jogos para celular no Brasil. Cerca de metade dessas empresas já exporta, embora os números ainda não sejam significativos.

Prêmio Tela Viva Móvel

Como o mercado de jogos para celular parece promissor aqui no Brasil, prêmios começam a ser criados para reconhecer as produtoras que se empenham em aquecer a produção. O Tela Viva Móvel é a primeira premiação do gênero no Brasil dedicada a reconhecer os melhores cases e empresas na área de entretenimento, conteúdo e mobile marketing para telefonia celular. É o primeiro ano da premiação e entre os indicados há as operadoras Claro, Oi e Vivo (para Empresa do Ano) e os games Real Football da Gameloft, Bob Esponja da Glu e 533 da Tectoy.

1º Prêmio Tela Viva Móvel

Real Football 2009
Empresa: Gameloft
Parceiros: Nokia e a Claro
Lançamento: Outubro de 2008
Descrição: O jogo para celular Real Football 2009 foi desenvolvido especialmente para os amantes do futebol e dos games e está entre os dez mais vendidos pela Gameloft no mundo e os cinco mais no Brasil. O game dá a oportunidade aos jogadores de comandar mais de 200 equipes de todo o mundo em seis ligas diferentes. Cada usuário pode montar suas próprias equipes, definir táticas e jogadores preferidos e duelar contra potências do futebol mundial em grandes estádios. O jogo faz parte de uma nova série em alta definição da Gameloft, com inteligência artificial e processador 3D mais avançado.

Real Football 2009

Real Football 2009
Empresa: Gameloft
Parceiros: Nokia e a Claro
Lançamento: Outubro de 2008
Descrição: O jogo para celular Real Football 2009 foi desenvolvido especialmente para os amantes do futebol e dos games e está entre os dez mais vendidos pela Gameloft no mundo e os cinco mais no Brasil. O game dá a oportunidade aos jogadores de comandar mais de 200 equipes de todo o mundo em seis ligas diferentes. Cada usuário pode montar suas próprias equipes, definir táticas e jogadores preferidos e duelar contra potências do futebol mundial em grandes estádios. O jogo faz parte de uma nova série em alta definição da Gameloft, com inteligência artificial e processador 3D mais avançado.

Bob Esponja

Jogo do Bob Esponja
Empresa: Glu Mobile
Parceiros: Todas as operadoras do Brasil e mais 30 operadoras em toda a América Latina.
Lançamento: Junho de 2008
Descrição: A Glu Mobile desenvolveu e publicou o jogo JAVA com a marca Bob Esponja, licenciada da Viacom/MTV. A campanha de marketing contou com inserções na TV (Canal Nick) durante a exibição do desenho animado Bob Esponja para promover o game disponível em todas as operadoras do Brasil. A mídia ficou no ar por um mês e somou cinco inserções diárias na programação do canal Nick, da Viacom.

5-3-3 São Paulo Futebol Clube
Empresa: Tectoy Mobile
Parceiros: Claro, Vivo, Tim, Oi e Brasil Telecom
Lançamento: Março de 2008
Descrição: 5-3-3 São Paulo F.C. foi o primeiro jogo para celular oficial e que representou legitimamente um clube de destaque do futebol Brasileiro. O jogo, cuja interação se dá através de apenas um botão, simula momentos especiais de uma partida de futebol: cobranças de falta, escanteio e de pênaltis. A equipe que ataca é sempre a equipe são-paulina. Avatares têm habilidades diferentes de chute. A meta imediata é simples: botar a bola para dentro do gol. A evolução no modo carreira, no entanto, visa a um objetivo maior: a conquista de todos os 11 (5+3+3) mais importantes campeonatos vencidos pelo clube paulistano a fim de liberar o uso do avatar Rogério Ceni.

Torpedos Grátis

Você pode enviar torpedo sms grátis através do nosso site. Selecione a sua operadora para enviar torpedos:

Claro Torpedo
Oi Torpedo
Tim Torpedo
Vivo Torpedo
Brasil Telecom Torpedo
Nextel Torpedo
Amazônia Celular Torpedo
www.torpedosmsgratis.com.br
O torpedosmsgratis.com.br não possui qualquer vínculo com nenhuma das operadoras de celular citadas no site, utilizamos gateways de terceiros para disponibilizar o serviço de envios de mensagens pela internet. Não armazenamos qualquer dado e não utilizamos nenhuma informação para fins comerciais.