Torpedo Grátis - Enviar Torpedo Web Grátis para Celular Claro, Nextel e Mundo Oi.

torpedosmsgratis.com.br

Selecione a Operadora

Outras Opções

Celulares

Operadoras



Google Latitude

O Google Latitude foi desativado em 09 de agosto de 2013. O Google Latitude era uma funcionalidade do Google Maps Mobile que permitia compartilhar sua localização com pessoas através dos mapas. O aplicativo tinha versão para Android, Windows Mobile, Symbian, Java e iPhone. Também era possível compartilhar a sua localização no dispositivo móvel com alguém que estivesse utilizando um PC.

Esse aplicativo causou muita polêmica, pois havia um grande debate quanto ao direito de privacidade da pessoa, já que a partir do momento que o usuário optava pelo compartilhamento com outro usuário, ambos conseguiam acompanhar cada passo um do outro.

Para utilizar era necessário acessar seu e-mail google, caso não tivesse um, bastava criar um gratuitamente.  O próximo passo, era visualizar sua lista de contatos ou, se fosse sua primeira vez, localizar familiares ou amigos que também possuíssem um e-mail google, e enviar convites para o google latitude. Era necessário que cada um de seus familiares ou amigos desse autorização para que você pudesse localizá-los.

A partir do momento em que seus familiares ou amigos fossem aceitando seus convites para utilizar o aplicativo e compartilhar a localização com você, o local onde eles estavam era mostrado no mapa através de um ícone com a foto da pessoa.

Google Latitude

Os amigos apareciam também em uma lista e então era possível usar outras ferramentas disponibilizadas pelo aplicativo, como, por exemplo, o recurso de cálculo de rotas. E uma vez tendo localizado um amigo você podia optar por traçar rotas para chegar até onde ele está naquele momento e vice-versa.

Num primeiro momento o aplicativo podia não parecer ter muita utilidade, pois existem outras maneiras de localizar as pessoas, e, além disso, existe a opção de o usuário compartilhar ou não a sua localização, porém, é um aplicativo que podia se mostrar muito útil em situações especiais, como veremos mais adiante.

Fazendo compartilhamento de localização

A imagem abaixo mostra a tela que permitia o compartilhamento da sua localização. A primeira opção necessária a ser feita era se você desejava que o Google detectasse a sua localização, se você preferia definir você mesmo a sua localização ou se você preferia esconder a sua localização.

Compartilhamento Google Latitude

O Google latitude garantia a sua privacidade, já que você podia optar por informar a sua localização de uma forma mais detalhada, como a rua ou loja em que está, ou menos detalhada, como, por exemplo, informar que está em determinada cidade. Era possível ainda determinar configurações específicas do compartilhamento de sua localização para cada familiar ou amigo.

Caso você recebesse um pedido de compartilhamento de outro usuário do Google latitude, você tinha como opções: poder aceitar e compartilhar, apenas aceitar, mas não compartilhar a localização, não aceitar ou bloquear aquela pessoa.

Demorou um pouco a ser lançada a versão do Google Latitude para iPhone. Muitos comentários foram feitos sobre um possível desentendimento entre as duas empresas ser o motivo da demora, contudo o aplicativo para o dispositivo da Apple foi liberado.

Compartilhamento Google Latitude

As versões do Google Latitude para Android e Google Latitude para Blackberry, foram liberadas mais rapidamente, reforçando assim a história contada por alguns da queda de braço da Apple com a empresa responsável pelo aplicativo. O funcionamento e utilidade do programa, no entanto, era bastante semelhante em todos os dispositivos, e a funcionalidade que muitos apontavam como a mais interessante e útil era o fato de ele ficar sendo atualizado em segundo plano, sem que isso atrapalhasse a utilização das demais funções do dispositivo móvel.

Google Latitude e a questão Social

O Google Latitude era um aplicativo que tinha por objetivo possibilitar o compartilhamento de localização entre pessoas amigas. Em razão desta característica houve também muito debate e polêmica envolvendo o aplicativo.

Há quem diga que o aplicativo era um violador de privacidade e há quem defenda que ele poderia ser um salvador de vidas. Na verdade, tudo dependia do ponto de vista adotado pelo usuário.

Considerando que o usuário escolhia com quem quer compartilhar a sua localização ou não, parece que o direito de privacidade era de cada um para que seja compartilhado da forma que lhe parecer melhor.

No entanto, havia vozes que defendiam que os objetivos desse aplicativo poderiam acabar atingindo feitos maiores do que simplesmente localizar um amigo aqui e outro ali, e essas pessoas enxergavam nele um cunho social enorme.

Por exemplo, na ocorrência de um acidente, o dispositivo móvel de uma das pessoas envolvidas, que possuísse o aplicativo trabalhando em segundo plano, podia ser o meio utilizado para localizar e salvar as pessoas acidentadas.

Outro exemplo em que o dispositivo poderia ajudar era no caso de sequestro ou assalto, já que o Google Latitude poderia guiar a policia até a pessoa em necessidade e mais uma vez salvar-lhe a vida. Até mesmo a simples localização do telefone em caso de perda ou furto do mesmo.

Essas possibilidades sem dúvidas valiam ser olhadas com atenção, pois poderiam fazer toda a diferença em um caso de necessidade.

www.torpedosmsgratis.com.br
O torpedosmsgratis.com.br não possui qualquer vínculo com nenhuma das operadoras de celular citadas no site, utilizamos gateways de terceiros para disponibilizar o serviço de envios de mensagens pela internet. Não armazenamos qualquer dado e não utilizamos nenhuma informação para fins comerciais.