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Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações, conhecida pela sigla Anatel, foi instalada no Brasil no dia 5 de novembro de 1997 com o propósito de regulamentar, outorgar e fiscalizar a livre concorrência entre as empresas prestadoras de serviços de telecomunicações. Seu nascimento se deu após a promulgação da Emenda Constitucional 8/1995, que pôs fim à prestação de serviços exclusivos ao público de empresas gerenciadas pelo governo, passando a privatizar o setor.

Com a livre concorrência entre empresas no mercado nacional, a disputa por clientes tem sido cada vez mais feroz, o que leva as companhias prestadoras de telefonia, internet e TV cabo a prometerem promoções e serviços que muitas vezes acabam deixando os consumidores na mão. Quando isso acontece a Anatel é o órgão procurado para o registro de reclamações por ser a última instância no setor, cujas decisões só podem ser contestadas judicialmente.

Nos tempos atuais, o número de empresas que atuam no setor das telecomunicações é grande, o que torna possível o cliente buscar aquela que ofereça os melhores serviços para sua realidade financeira e interesses de uso. No entanto, é comum encontrarmos casos de pessoas que sofrem problemas no relacionamento com a operadora, tendo os serviços prejudicados e eventuais prejuízos.

Clientes que sofrem com o atraso no envio das faturas têm o serviço de telefonia interrompido injustificadamente, recebem cobranças de valores indevidos, não são possibilitados de usufruir dos serviços contratados ou encontram inúmeras restrições para cancelar o contrato com a empresa não estão desamparados. Quando qualquer um destes problemas acontece, uma das formas de se ter alguma proteção é registrando uma reclamação na Anatel. Mas antes de partir para esta opção, o primeiro passo a ser dado é entrar em contato com a plataforma de atendimento da fornecedora e tentar negociar o caso, aguardando os prazos sugeridos. Caso suas tentativas não tenham sucesso, você pode recorrer à Anatel, Procon ou à Justiça.

Anatel

ANATEL Via telefone

A Anatel oferece atendimento telefônico aos consumidores que necessitarem de uma intervenção do órgão junto ao problema que se instaurou no relacionamento com a companhia telefônica.

No passado, os clientes tinham acesso ao Anatel 0800, uma plataforma gratuita para registrar reclamações, insatisfações e problemas com as empresas de telecomunicações, além de propor sugestões, fazer críticas ao serviço da companhia ou até mesmo elogiar o trabalho da Anatel. Agora, para entrar em contato com as centrais de relacionamento da Anatel é necessário ligar para o número 1331.

Através deste contato, as pessoas poderão fazer suas reclamações contra as empresas, além de denunciar atos que infringem os direitos do consumidor, solicitar informações, dar sugestões ou até mesmo elogiar as operadoras. O serviço também está disponível para portadores de deficiência auditiva. Para entrar em contato, basta ligar para o número 1332 de qualquer telefone adaptado e registrar suas necessidades.

ANATEL pela internet

A ouvidoria da Anatel atende a população através do site oficial da instituição. Para registrar suas reclamações, o processo é fácil, mas requer atenção do usuário. Veja abaixo como agir:

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